Principais elementos da comunicação e a importância de cada um

elementos da comunicação

Os elementos da comunicação envolve coisas como remetente, receptor, codificação, descodificação, canal/mídia, voz e feedback. Estes elementos são explicados a seguir.:

1. Remetente

Ele é a pessoa que envia as suas ideias a outra pessoa. Por exemplo, se um gerente quer informar seus subordinados sobre a introdução de um novo produto, é o remetente.

2. Mensagem

A ideia, o sentimento, a sugestão, as orientações, as ordens ou o conteúdo a transmitir é uma mensagem. Por exemplo, a mensagem é a introdução de um novo produto.

3. Codificação

É o processo de converter a ideia, o pensamento ou qualquer outro componente da mensagem em símbolos, palavras, ações, diagramas etc.

4. Mídia

É o meio, a passagem, ou a rota através da qual a mensagem codificada é passada do remetente para o destinatário. Pode haver diferentes formas de mídia-desde a comunicação cara-a-cara, cartas, Rádio, Televisão, e-mail, etc. Por exemplo, o gerente deve ser informado sobre a introdução de um novo produto em uma reunião por apresentação.

5. Descodificar

Significa traduzir a mensagem criptografada para uma linguagem que o destinatário pode entender.

6. Receptor

É a pessoa a quem a mensagem foi enviada. Por exemplo, são destinatários subordinados.

7. Feedback

É a resposta do destinatário. Marca a conclusão do processo de comunicação.

8. Ruido

É o obstáculo no processo e elementos da comunicação. Pode acontecer a cada passo de todo o processo. Reduz a precisão da comunicação, por exemplo, 1) mau funcionamento das linhas telefônicas, 2) um receptor desatento 3) descodificação inadequada da mensagem, etc.

Os elementos da comunicação consiste nas seguintes etapas:

1) o remetente deve especificar a mensagem que deseja enviar ao destinatário.

2) codifica ou traduz a sua mensagem. Ele pode tomar a ajuda de símbolos, palavras, ações, diagramas, imagens, etc.

3) seleciona um canal ou meio adequado através do qual a mensagem deve ser transmitida. Ele pode enfrentar a comunicação, cartas, Rádio, Televisão, e-mail etc.

4) a mensagem é recebida pelo destinatário.

5) a mensagem recebida é descodificada pelo destinatário para que este possa desenhar o significado da mensagem.

6) o destinatário envia a sua resposta ao remetente. Em caso de confusão, transmite-se o mesmo e procura-se a clarificação necessária.

A importância da comunicação

A comunicação é para a organização, como o sangue para o corpo. O sucesso de todas as funções de gestão depende de uma comunicação eficaz, é super importante aprender estratégias para se tornar um bom comunicador.

A importância da comunicação pode ser entendida a partir dos seguintes pontos:

1. Serve de base para a coordenação:

A comunicação ajuda a coordenar as atividades de diferentes departamentos e indivíduos em uma organização, fornecendo informações completas sobre os objetivos organizacionais, formas de alcançá-los, relações interpessoais entre indivíduos, etc. A comunicação constitui, por conseguinte, a base da coordenação.

2. Ajuda com o bom trabalho de uma empresa:

A comunicação garante o bom funcionamento de uma empresa. A existência de uma organização depende inteiramente da comunicação. As atividades de uma organização chegarão a um impasse, quando a comunicação parar.

3. Serve de base ao processo de decisão:

A comunicação ajuda na tomada de decisões, fornecendo todas as informações necessárias prontas. Uma vez que não são fornecidas informações relevantes, não pode ser tomada qualquer decisão significativa.

4. Aumenta a eficiência da gestão:

As várias funções do Gerente incluem:

a) fornecer informações sobre os objetivos e objetivos de uma empresa

b) as instruções

c) atribuição de postos de trabalho e responsabilidades

d) controlo do trabalho dos trabalhadores.

5. Promoção da cooperação e da paz industrial:

Garantir o funcionamento harmonioso e eficiente de uma organização é o principal objectivo da Gestão. Isso só é possível se houver paz e harmonia entre a gerência e os funcionários. A comunicação bidirecional ajuda a estabelecer o mesmo.

6. Estabelece uma liderança eficaz:

Um bom líder deve ter habilidades de comunicação eficientes para influenciar o comportamento dos subordinados. Assim, a comunicação é a base da liderança.

7. Aumenta a moral e proporciona motivação:

Um sistema de comunicação eficiente ajuda a motivar, inspirar e satisfazer os subordinados. Ajuda também a estabelecer um tipo de gestão participativa e democrática.